segunda-feira, 25 de junho de 2012

A REENCARNAÇÃO COMO MECANISMO DE EVOLUÇÃO

POR GUSTAVO HENRIQUE

clip_image001

 

O progresso, a evolução sempre é o caminho; tão abrangente afirmativa parece ser difícil discernir. Compreender a lei da evolução e colocá-la devidamente nos instantes diários das ações cotidianas é tarefa dos trabalhadores do bem. Contemplar a máxima da evolução é uma coisa e inseri-la em nossa vida é outra.

Nascer, para nós espíritas, não contempla somente a vida no momento presente, mas o de vidas cursadas em uma trajetória evolutiva. Porém, para trazermos este conceito para o cotidiano das escolhas, é preciso cada vez mais consciência de como o agir repercute no mundo em nossa volta.

clip_image002

Não é preciso conhecer, necessariamente, os detalhes de uma vida passada para podermos progredir e mudar o que fomos, é imperioso, nos conhecermos para compreender cada vez mais o que somos no presente. O passado de nossas vivências não ficou no passado, se encontra no hoje. O passado está em cada um, na construção do ser. Assim, para averiguarmos as reminiscências que reverberam do passado, é só observamos o presente, as decisões que tomamos, as mágoas que guardamos, as indiferenças com o próximo, as alegrias, os amigos que cultivamos. A máxima “conhece-te a ti mesmo” dita por sábios do passado é a ordem simples para caminharmos mais constantes em uma trajetória evolutiva. Conhecer o teu presente íntimo, é conhecer o teu passado. No Evangelho Segundo o Espiritismo há uma citação interessante sobre o que somos e as decisões que tomamos:

“De duas espécies são as vicissitudes da vida, ou, se o preferirem, promanam de duas fontes bem diferentes, que importa distinguir. Umas têm sua causa na vida presente; outras, fora desta vida.

Remontando-se à origem dos males terrestres, reconhecer-se-á que muitos são consequência natural do caráter e do proceder dos que os suportam.

Quantos homens caem por sua própria culpa! Quantos são vítimas de sua imprevidência, de seu orgulho e de sua ambição!” (Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap V pg 102.-Grifo nosso).

Evoluir é a lei, assim irmãos Espíritas, a cada inspiração de oxigênio, recebemos a oportunidade da vida para progredirmos; esqueçamos as coisas que nos prendem, impedindo a caminhada na estrada do autoconhecimento e da ação no bem. Conhecer a lei do progresso e da reencarnação é importante, mas não deixemos de lado a perseverança, a atitude de eterna transformação de nós mesmos.

O mundo em volta é dinâmico e está em constante mudança, e para que ele se torne cada vez melhor, nos mudemos por dentro, com a ação e um olhar para vida com mais fraternidade. Quando nos transformamos, o mundo também se transforma. Agimos melhor, decidimos melhor e vemos quando o amor faz parte da gente. O nosso planeta está repleto de gente do bem, trabalhando para o melhor. Cada ser possui uma luz no ecossistema de vida oferecido por Deus na nossa casa terrena. Não esperemos a morte para nascer, para progredir, façamos isso agora, a cada momento da vida. A frase: “nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre tal é a lei”, está na lápide de Allan Kardec para dizer àquele que tem ouvidos de ouvir, que a morte não existe e que a vida é um eterno evoluir. Progredir sempre.

Um comentário: