Artigo do caro irmão Francisco de Almeida para o Jornal “O Alerta”, de São José de Mipibu
O Espiritismo é uma ciência nova que vem revelar aos homens, por meios de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo.
O seu objeto é o conhecimento das leis do princípio espiritual. Ora, como este princípio é uma das forças da natureza, a reagir incessantemente sobre o princípio material e reciprocamente, segue-se que o conhecimento de um não pode estar completo sem o conhecimento do outro; A Ciência, sem o Espiritismo, se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao Espiritismo, sem a Ciência, faltariam apoio e comprovação. O elemento material e o elemento espiritual, esses dois princípios são as duas forças vivas da Natureza. Pela união indissolúvel deles facilmente se explica uma multidão de fatos até então inexplicáveis.
A Doutrina Espírita tem um tríplice aspecto: Filosófico, científico e religioso. O caráter filosófico do espiritismo está, no estudo que faz do homem, sobretudo Espírito, de seus problemas, de sua origem, de sua destinação. O que lhe confere caráter científico, é que seus princípios são comprovados experimentalmente. Essa doutrina tem efeitos religiosos, visto que tem as bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma e a vida futura. Neste sentido, é essencialmente moral, fundamentando-se na restauração do Evangelho de Jesus Cristo, estabelecendo a renovação definitiva do homem, para a grandeza do seu imenso futuro espiritual.
Resumiremos aqui alguns dos pontos mais importantes desta doutrina.
“Deus é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom”.
“Criou o universo que compreende todos os seres animados e inanimados, materiais e imateriais”.
“Os seres materiais constituem o mundo visível ou corporal, e os seres imateriais o mundo invisível ou espiritual, isto é, dos Espíritos”.
“O mundo espiritual é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo”.
“O mundo corporal é secundário; poderia deixar de existir, ou não ter existido jamais, sem alterar a essência do mundo espiritual”.
“Os espíritos revestem temporariamente um envoltório material perecível, cuja destruição pela morte lhes restitui a liberdade”.
“A alma é um espírito encarnado, sendo o corpo apenas o seu envoltório”.
“Há no homem três coisas: Primeiro, o corpo ou ser material, análogo aos animais e animado pelo mesmo princípio vital; segundo, a alma ou ser imaterial, Espírito encarnado no corpo; terceiro, o laço que une a alma ao corpo, princípio intermediário entre a matéria e o espírito. Este laço ou perispírito, que une ao corpo o Espírito, é uma espécie de envoltório semimaterial, conservado pelo mesmo após a morte corporal”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário