A Seara Espírita Francisco de Assis – SEFA foi fundada em oito de Agosto do ano de 2003, no Conjunto Jockey Club, loteamento Monte Castelo, em Parnamirim. A nova casa Espírita foi criada por antigos trabalhadores da CEDE (Centro de Estudos da Doutrina Espírita), que sentiram a necessidade de trilhar novos caminhos e saíram em busca de um novo bairro onde pudessem iniciar tal empreitada em um novo trabalho de divulgação espírita. Ao todo o grupo inicial contava com doze pessoas, eram elas: Zilma Campos de Souza, Zelma Campos Tolentino, Karina Campos de Souza, Aline de Medeiros Leite, Maria Elizabeth Medeiros, Regina Lucia Oliveira de Medeiros e Raimundo de Souza Reis.
No inicio, a SEFA, oferecia semanalmente reuniões doutrinárias abertas ao público, e a mediúnica, privativa a seus associados. Porém, com o tempo surgiram novas frentes, como o trabalho social voltado para os excluídos ou mais precisamente aos apenados do sistema fechado do Presídio Estadual de Parnamirim. Mas, como começar? Como chegar até estes espíritos encarnados tão necessitados de compaixão? O primeiro passo foi procurar a Pastoral Carcerária, entidade católica com larga experiência nesta atividade. A grata surpresa foi a Do colhimento oferecido por eles sem cismas ou preconceitos.
O começo foi um momento de grande aprendizado por parte do grupo, que participaram de um treinamento, no Presídio Raimundo Nonato, na Zona Norte de Natal, que durou seis meses e foi coordenado por Matias Hilário (ex-coordenador da Pastoral carcerária de Natal).Descobriram um mundo completamente diferente, daqueles que não faz parte de nosso imaginário, sem heróis, sem mocinhos, sem final feliz. Mas, sim de homens e mulheres marginalizados, carentes de amor fraternal, de tolerância e de compreensão.
Passada esta primeira fase de aprendizado e choque com a nova realidade, foi a vez de dar o segundo passo e iniciar as atividades, sendo a instituição carcerária escolhida, o Presídio Estadual de Parnamirim, recém inaugurado na época. Através das atividades de evangelização, aos poucos foram vencendo as desconfianças por parte dos apenados, primeiro passo para uma relação de respeito mútuo que dura até os dias de hoje.
Além de atividades religiosas, trabalham também a reinclusão social através do incentivo à transformação moral.É oferecido também aos irmãos encarcerados um consultório médico. Medicamentos de primeiros socorros também eram disponibilizados, através de parcerias com órgão público estadual e doações voluntárias.
Outra não menos importante atividade, é a Feira da Alegria, que uma vez por ano oferece ao público do bairro onde está localizado a SEFA – diga-se que já estão a pleno vapor para mais uma edição – serviços de aplicação de flúor, salão de beleza, podologia e shows artísticos, além do projeto da Arca da alegria, espaço voltado para evangelização Espírita infantil. Todos são inteiramente gratuitos, porém, apenas para a feijoada que é servida, nesta ocasião, é cobrada uma taxa que é revertida para a manutenção dos trabalhos sociais da SEFA.
Entendendo que ao assumir o compromisso de divulgar os ensinamentos de Jesus segundo a Doutrina Espírita, não se pode criar “ilha de conforto”, ou comodismo, a SEFA saiu dos limites de Parnamirim e foi em busca de novos desafios fundando assim dois novos núcleos. O Núcleo Espírita Semeadores de Luz - NELUZ, em São José de Mipibu que funciona há dois anos e oferece várias atividades tais como: Reuniões públicas, estudos do evangelho Segundo o Espiritismo e de O Livro dos Espíritos; o Estudo sistematizado da Doutrina Espírita- ESDE e o Departamento de Infância e Juventude DIJ. Já Núcleo Espírita Semeadores da Paz na cidade de Monte Alegre disponibiliza a comunidade dessa cidade reuniões públicas aos domingos, passes magnéticos e espirituais e evangelização infanto-juvenil, ESDE e o culto evangelho nos lares.
A SEFA funciona desde o início, na mesma casa, porém pouco restou de sua antiga estrutura. Hoje passa por reformas visando aperfeiçoar seus espaços para as atividades que oferece e um melhor conforto aos seus frequentadores. Foi construído um amplo salão para as reuniões públicas, salas para o DIJ e para o passe magnético.
Ao longo dos seus oito anos comemorados agora em agosto, a SEFA tem procurado manter seu pensamento voltado nos ensinamentos deixados por Jesus, propagando a chama da caridade e do amor ao próximo, preceitos básicos da Doutrina Espírita decodificada por Allan Kardec.
Por jailson martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário