domingo, 28 de abril de 2013

IMPORTÂNCIA DO ESPIRITISMO PARA O PROGRESSO MORAL DA HUMANIDADE

Por Iracema Ferreira
Afirmar que o Espiritismo influencia o progresso moral da humanidade é grave e tem sentido profundo. A Doutrina dos Espíritos chega ao nosso conhecimento, sistematizada por Allan Kardec, desconstruindo toda uma gama de conceitos adquiridos ao longo de séculos. Não mais os mistérios, não mais os dogmas, não mais a morte como fim de tudo, mas a esperança da continuidade da vida, da certeza de uma vida futura.

E é nessa esperança e nessa certeza que nos amparamos para continuar a nossa luta diária, contra nossos próprios defeitos e vícios, rumo à perfeição e ao Amor do nosso Pai. Há exatos 156 anos, surge no orbe terrestre o Livro dos Espíritos marcando uma nova etapa no processo evolutivo do nosso planeta, este que se encontra classificado como mundo de provas e expiações inicia um processo de transformação moral mais intenso, com vistas ao aspecto espiritual nunca antes questionado.

O advento do Espiritismo revela a existência do mundo espiritual e, por conseguinte, o destino de cada um de nós depois da morte. Revela, ainda, a imortalidade da alma e a comunicabilidade com os espíritos com todas as consequências que esses temas acarretam na vida das pessoas. Saber-se eterno implica em responsabilidade pelos atos, palavras e pensamentos; pelo esforço que cada um empreende para domar suas más inclinações e se tornar uma pessoa melhor; pela autocrítica das próprias atitudes e, finalmente, pelas consequências de cada exemplo, bom ou mau, deixado durante a trajetória individual. A Doutrina Espírita, que traz em seu bojo o caráter revelador, descortina a Reencarnação como instrumento reparador da Justiça Divina para que, através de vidas sucessivas, buscássemos conviver com harmonia e amássemos uns aos outros como Jesus nos ensinou. 

Vivenciar as relações interpessoais de variadas formas como esposo (a), pai/mãe, irmã (ão), filho (a), tio (a), avô/avó, primo (a), amigo (a), patrão, empregado, enfim, é de suma importância para o aprendizado humano, principalmente quando essa vivência é analisada, avaliada e repensada. Experimentar as diversas funções na esfera familiar, social, profissional, etc, formam arquivos mentais essenciais para os enfrentamentos necessários, nos momentos de provas e nos embates das expiações oportunizando-nos responder com gestos dignos e de valor moral incontestável. A Terceira Revelação, o Espiritismo, apresenta-se como de caráter coletivo, pois ao surgir, utilizou-se de médiuns nas diversas regiões do planeta. Sua propagação não privilegiou pessoa alguma, foi espalhada simultaneamente por sobre a Terra a milhões de seres humanos de todas as idades e todas as condições sociais, intelectuais, culturais, financeiras, de idade, cor e sexo; e cada um desses pontos diferentes se tornaram focos de irradiação dos Espíritos trazendo a Boa Nova a todos os povos. A cada nova experiência na vida material, consolidamos conhecimentos e desenvolvemos os sentimentos, não mais apenas instintos e sensações, mas a sensibilidade de perceber no outro um amigo, um irmão. 

As sucessivas vidas corpóreas dos Espíritos são sempre progressivas e jamais regressivas, mas a rapidez do seu progresso depende da fidelidade de cada indivíduo às Leis Morais. Essas verdades nos remetem a reflexões profundas, pois percebemos que não existem castigos divinos e sim consequências de nossos atos. À medida que compreendemos os ensinamentos do Cristo à luz da Doutrina Espírita tudo se torna justo e lógico: “A cada um segundo suas obras” como afirmava o Mestre Nazareno. Esclarecendo o dever de todos nós em contribuir de forma positiva para o bem, os Espíritos ainda nos estimulam ao trabalho redentor, à utilização da mente na prática da caridade e na divulgação da Doutrina, no estudo sério, sistematizado e no amparo aos necessitados. 

Quanto mais nos identificamos com os Amigos Espirituais através de bons pensamentos e boas vibrações, evoluímos em profunda comunhão telepática com todos aqueles espíritos encarnados ou desencarnados que se afinam conosco. A Doutrina dos Espíritos ao longo desses 156 anos entre nós, oportuniza a todas as criaturas o crescimento moral, quando nos convida a conhecer as Leis Morais e praticá-las em nosso dia a dia com o propósito de, no futuro, não estarmos mais na condição de espíritos inferiores necessitando de expiar equívocos que, com o conhecimento que temos hoje, não precisaríamos mais cometê-los. Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar tal é a lei; este é o roteiro divino, proposta primordial que o Espiritismo nos traz para que possamos evoluir e progredir moralmente.

 Realizar o Culto do Evangelho no Lar, leituras edificantes sistematicamente, orações de agradecimento a Deus pela vida e pelo repouso do corpo físico, atividades de estudo e promoção social na casa espírita são práticas essenciais para que tenhamos certeza absoluta do início do nosso progresso moral. Assim, o Espiritismo proporciona o que Jesus disse sobre o Consolador Prometido: conhecimento dos fatos, que faz com que o homem saiba de onde veio, para onde vai e por que está na Terra; retorno aos verdadeiros princípios da lei de Deus, e consolação pela fé e pela esperança (Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. VI)  


BIBLIOGRAFIA O Evangelho Segundo o Espiritismo 
O Livro dos Espíritos DVD – De Kardec aos dias de hoje

4 comentários: